A primeira composição cargueira que viajou da China chegou na capital turca, Ancara, nesta quarta-feira, 6 de novembro de 2019. O trem foi recebido por autoridades, como o ministro dos Transportes da Turquia, Mehmet Cahit Turhan.
O comboio de 820 metros de comprimento e 42 contêineres carregados com produtos eletrônicos está viajando de Xian, China, através do Cazaquistão, Azerbaijão, Geórgia, Turquia, Bulgária, Sérvia, Hungria e Eslováquia chegando em Praga na República Tcheca.
Espera-se que a viagem de 11.483 km leve 12 dias e envolve a travessia do Mar Cáspio e a passagem pelo túnel de Marmaray, sob o Bósforo, em Istambul.
O translado foi possível graças a uma ferrovia de 63 quilômetros de Halkali – Istambul – Gebze, que foi inaugurada oficialmente em 12 de março, marcando a conclusão da segunda fase do projeto Marmaray para conectar as redes ferroviárias europeias e asiáticas da Turquia. O trem também atravessou a linha Baku – Tbilisi – Kars, que foi concluída em 2017. A conclusão desses dois projetos permitiu a operação pela primeira vez de trens diretos da Ásia para a Europa via Turquia.
O TCDD espera que isso se torne um novo corredor para o transporte de mercadorias entre a China e a Europa, para aumentar as rotas existentes através do Cazaquistão e da Rússia.
1 comentário