VLT

VLT entre Brasília e Valparaíso fica para 2020

O projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT que ligará Brasília até a cidade de Valparaíso de Goiás deve ficar somente para 2020. O atendimento foi prometido para janeiro deste ano.

A informação foi postada nas rede sociais do secretário dos transportes metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, em uma publicação para recordar sua atuação como Ministro das Cidades do governo de Michel Temer.

“Viabilizamos a execução do projeto do transporte público sobre trilhos que vai ajudar quem vive nos municípios goianos do entorno (Valparaíso e Luziânia) a chegarem no centro de Brasília.”, afirmou o titular da pasta.

Segundo Baldy, em reunião realizada no final de setembro, em Goiânia, o Governo Federal deu mais uma sinalização positiva pelo andamento do processo.

O sistema deve ser operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU com VLTs movido a diesel, assim como ocorre em Natal, João Pessoa e Maceió.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse recentemente em um comunicado que está realizando estudos para adaptação da linha para transporte público: “A via, sob responsabilidade da VLi, tem foco no transporte de carga. É importante ressaltar que os estudos de viabilidade técnica para sua adaptação a outros fins ainda estão em andamento pelos interessados e deverão ser submetidos à análise e manifestação da ANTT”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus