CPTM

Um ano e meio depois de entregue, Linha 13 tem gargalos e transporta menos que o projetado

Inaugurada há quase um ano e meio, a Linha 13-Jade ainda transporta um número bem abaixo do projetado, e há menos de três meses de acabar o ano, não há sinais das obras do People Mover, onde sua construção é prometida para ser iniciada ainda em 2019.

Com capacidade de transportar mais de 100 mil usuários por dia, a Linha 13-Jade carrega hoje cerca de 14.800 mil passageiros diariamente, segundo informações da própria companhia ao Via Trolebus, e grande parte deste volume utiliza o serviço Connect, entre o Aeroporto e a estação Brás.

A ferrovia mais jovem da CPTM ainda tem alguns gargalos a serem vencidos. O mais notável e a distância entre a estação Aeroporto Guarulhos e os terminais de embarque, com mais de 1 km de distância. O usuário precisa utilizar um ônibus para acessar os três terminais.

People Mover

Em abril deste ano, o governo de São Paulo prometeu um sistema que interligaria a estação da CPTM e os três pontos de embarque do Aeroporto. Uma espécie de monotrilho terá 2,6 km de extensão, e capacidade de 2 mil passageiros/hora para cada sentido. Fará em cerca de seis minutos o trajeto total entre a Estação da CPTM e o Terminal 3. O meio de transporte é prometido para operar em maio de 2021, e teve suas obras prometidas para serem iniciadas ainda neste ano.

Mais viagens ao centro

Apesar do baixo volume transportado, a modernização das vias da Linha 12, onde uma licitação para os trabalhos estão em curso, poderá acrescentar novas viagens do serviço da Linha 13 entre Guarulhos e o centro de São Paulo, já que os intervalos no trecho que é compartilhado entre as duas linhas, poderá cair até 3 minutos.

Redução no intervalo

A CPTM diminuiu o intervalo de trens da Linha 13 – Jade fora da hora de pico nos dias úteis. Agora a espera é de 20 minutos em todo o horário comercial nestes dias.

Antes, somente nos horários de pico (das 4h às 9h e das 16h às 20h) o intervalo era de 20 minutos. Nos demais horários a espera era de 30 minutos.

Com esta mudança serão realizadas 101 viagens por dia – aumento de 25%. Aos sábados e domingos o intervalo continua de 30 minutos.

Novos trens

O primeiro novo trem da série 2500, comprado para prestar serviços junto com outras sete unidades, chegou em setembro, e atualmente passa por testes.

A previsão é que a composição passe a rodar na linha 13-Jade em dezembro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Talvez se houvesse uma estação antes da CECAP cresceria o número de passageiros, aliás teve um tempo atrás teve um “boato” disso, mas depois não ouvir falar mais nada a a respeito

    • A linha na realidade tinha planos ambiciosos de chegar na Mooca e adentrar um pouco mais Guarulhos.
      Mesmo que essa expansão tenha se mostrado nas apresentações do governos nos últimos anos acho pouco provavel de ocorrer

  • Todo mundo só pensa no aeroporto essa ninguém fala que ela poderia servir mais pessoas se ela fosse até o terminal são João e pimentas todos preocupados só porque têm que pegar um ônibus de graça para ir aos terminais enquanto nos moradores de guarulhos nunca são beneficiados

    • Todo mundo preocupado com o Aeroporto enquanto há uma cidade de 1.300.000 habitantes sem qualquer plano estruturador do transporte público

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!