Ônibus

França ganha e-BRT: Corredor de ônibus elétricos

A Keolis, um operador privado de transporte público Franco-Québécois, começou a operar uma rota de corredor de ônibus 100% elétrico entre Bayonne e Biarritz, na França. O serviço foi projetado para ser simples para os passageiros entenderem e usarem, com as 30 paradas tendo informações em tempo real sobre o fluxo, além de máquinas de venda automática de passagens.

A rota conta com 12 km e os ônibus tem prioridade nos semáforos. Os serviços funcionam das 05:30 às 00:30, estendendo-se para 02:30 de quinta a sábado. O intervalo entre os ônibus é de 12 minutos e tempo de viagem de 30 minutos.

Os veículos que prestam serviços, assim como o sistema de recarga foi fornecido pela Irizar. Cada ônibus conta com 18 metros de comprimento e 150 assentos, além de tomadas USB e janelas grandes. Os elétricos são recarregados entre 3 a 4 horas na garagem, e possuem carregamento rápido de 5 minutos nos terminais.

Os serviços de e-BRT fazem parte de uma revisão geral da rede de ônibus regional Chronoplus, que a Keolis opera desde 2017. O operador prevê que o número de passageiros aumentará em 25% em relação ao número atual de 9,5 milhões de passageiros por ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus