Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Autorização que viabiliza Trem Intercidades entre SP e Campinas deve sair até o fim do ano

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, afirmou durante uma conferência com jornalistas que a prioridade do governo Doria na área da infraestrutura é o trem intercidades, que ligaria São Paulo e Campinas. Na ocasião, Garcia descartou a construção do túnel entre Santos e Guarujá na atual gestão.

“Dependemos de uma certidão de nascimento que é a prorrogação da malha ferroviária da Rumo e da MRS Logística, que são concessionárias federais, para que São Paulo tenha o direito de passagem e de uso desses trilhos”, disse Garcia.

Uma autorização que deve abrir caminho para o trem deve sair até o fim deste ano, de acordo com o vice-governador.
“Estamos com o modelo pronto para o trem intercidades, que ligará São Paulo a Campinas. Esperamos que até o final do ano esse contrato esteja renovado e que São Paulo possa seguir com o trem.”, afirmou.

Obras em 2021

A primeira linha de Trem Intercidades, que ligará São Paulo até Campinas, poderá ter suas obras iniciadas em janeiro de 2021. Quem diz isso é o secretário executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, durante encontro com membros da prefeitura de Jundiaí. A cidade terá um ponto de embarque e desembarque do trem de médio percurso.

De acordo com Galli, no próximo ano será feita uma audiência pública para apresentação do projeto. “Em fevereiro de 2020, devemos realizar uma audiência pública para apresentar o projeto. O contato constante e o apoio dos municípios são fundamentais para que tornemos estas linhas realidades. Dentro do trâmite normal do projeto, o edital será aberto em maio ou junho do ano que vem, se estendendo até outubro. Já as obras devem ter início em janeiro de 2021”, afirmou Paulo Galli.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus