CPTM

Visitando as obras da estação Francisco Morato

Com 60% das obras da nova estação Francisco Morato concluídas, a parada da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, tem previsão de entrega no ano que vem.

A estação foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1867 (e aberta ao público dois depois) pela SPR, em 16 de fevereiro de 1867, com o nome de Belém.

Após ter passado por várias administrações, em 1981 a estação antiga da SPR é demolida pela RFFSA, sendo substituída por uma nova parada, aberta em 1982 (embora com obras complementares ocorrendo ainda no ano seguinte).

As obras da nova estação foram contratadas em 3 de outubro de 2009, mas após o início das construções, a CPTM e as empresas do consórcio entram numa disputa sobre o valor do contrato. Posteriormente as empresas Consbem, TIISA e Serveng abandonam o contrato de Francisco Morato, deixando os trabalhos da estação paralisados em 2011.

Após romper o contrato, a CPTM licita novamente as obras através da licitação nº 8042160011R, cujo resultado foi divulgado em 12 de agosto de 2016. A licitação foi vencida pelo consórcio Spavias-Telar pelo valor de 114 900 000,00 milhões de reais. O prazo para a conclusão das obras é de 36 meses, porém a CPTM só autorizou o início das obras em fevereiro de 2018.

Fotos:

Foto: Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!