Trens Regionais

Russos testam trem metropolitano de média velocidade sem condutor

Russos estão testando trens destinados a ligações intermunicipais de média velocidade em operação sem condutor. O vice-primeiro-ministro da Rússia, Maxim Akimov, e o presidente da Russian Railways (RZD), Oleg Belozerov fizeram uma viagem de teste no primeiro trem de passageiros sem condutor da Rússia, na pista de testes de Shcherbinka, perto de Moscou.

O comboio usado é o ES2G Lastochka, contendo múltiplas unidades elétricas, podendo chegar até a velocidade de 160 km/h.

A composição é equipada com sistemas que identificam sua localização na via e permite que se comunique com o centro de controle e detecte obstáculos.

O trem pode ser controlado automaticamente a partir da cabine por um maquinista, ou a partir do centro de controle por um operador. Em uma emergência, o operador no centro de controle pode tirar o trem da operação automática e controlá-lo remotamente.

No ano que vem, a RZD diz que vai realizar uma série de testes com o trem no modo automático, mas sob a supervisão dos motoristas.

A operadora diz ainda que, desde que a legislação apropriada seja aprovada, a operação sem condutor poderia ser introduzida em linhas de tráfego intenso, como a linha Central Circle, em Moscou, bem como em locomotivas de manobra em pátios de carga.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus