O grupo CRCC – China Railway Construction Corporation teria interesse no projeto da Linha 6-Laranja do Metrô, segundo declarações do governador de São Paulo, João Doria. Além do eixo metroviário entre a Brasilândia e a estação São Joaquim, o chineses estariam interessados também no projeto de Trem Intercidades.
“Mais uma produtiva reunião aqui na China com a CRCC, uma das maiores empresas do mundo que demonstrou interesse em investimentos na Linha 6-Laranja do Metrô, Trem Intercidades, despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, dentre outros”, disse o governador em suas redes sociais.
Doria está no país asiático apresentando projetos de concessões e privatizações.
A Linha 6 teve sua obras paralisadas em 2016, quando o consórcio Move São Paulo, que era responsável pela construção e seria pela operação, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC, teve parte de suas integrantes investigadas pela operação lava a jato. Então, não conseguiu financiamento para seguir com os trabalhos.
Prazo em 13 de agosto
O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, em entrevista a rádio CBN ocorrida recentemente, disse que as obras da Linha 6-Laranja podem ser retomadas no segundo semestre de 2020.
Garcia disse que caso até o dia 13 de agosto não houver comprador, o estado deve relicitar a obra do eixo metroviário. “Se não tiver comprador, nós vamos esperar até o segundo semestre do ano que vem para retomar as obras”, afirmou o vice-governador.