Um contrato de projeto, construção e operação de duas linhas de monotrilho driverless (sem motorista) no Cairo, foi assinado pela Autoridade Nacional de Túneis e um consórcio da Bombardier Transportation, Orascom Construction e Arab Contractors no último dia 5 de agosto.
O contrato, que inclui 30 anos de operação e manutenção, corresponde a uma linha de 54 km conectando o leste do Cairo com a Nova Cidade Administrativa, oferecendo um tempo de viagem de 60 minutos. A outra linha seria executada por 42 km em 42 minutos. A capacidade seria de 45.000 passageiros por hora e sentido.
A participação da Bombardier é de US $ 2,8 bilhões e inclui o fornecimento de sistemas de E & M, incluindo sinalização Cityflo 650, comunicações, centro de controle de operações, portas de plataforma, sistema de cobrança de tarifas, fontes de energia e equipamentos na garagem.
O fabricante também fornecerá uma frota de 70 trens Innovia Monorail 300 de quatro carros, produzidos em sua fábrica em Derby no Reino Unido.