Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Secretário fala em trem entre São Paulo e Campinas em 59 minutos

O Governo do Estado de São Paulo estima que o trajeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas possa ser feito em 59 minutos, de acordo com uma entrevista do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, ao site Poder 360.

“O investimento é expressivo, aproximadamente R$ 7 bilhões. Para fazer o trem parador, ou seja, a melhoria e qualificação do trem existente de Jundiaí a São Paulo, para a extensão de Jundiaí a Campinas, que não existe -os trilhos estão lá exclusivamente para carga- entre Campinas e Americana, que é uma extensão importante, e para fazer a operação direta Campinas a São Paulo. Nosso objetivo é que a viagem tenha a duração de 59 minutos. Hoje já existe uma linha que liga a Estação da Luz a Jundiaí, que transporta 0,5 milhão de passageiros por dia”, afirmou o titular da pasta.

Baldy ainda falou que não esta definido a modelagem de investimentos do projeto. “Estamos ainda modelando. Muitos investidores nos procuram para buscar informações sobre o Trem Intercidades, porque integra uma linha que já é operacional. Pode ser investimento do Estado, pode ter ajuda de federal e pode ter investimentos privados” afirmou.

A expectativa é que a licitação para o trem intercidades saia até o primeiro semestre de 2020, e deva englobar a operação da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus