Ônibus

Salvador vai testar ônibus elétrico da BYD

Salvador deve contar com um novo ônibus elétrico em seu sistema de transporte, produzido pela empresa BYD. Testes deverão ser feitos em algumas linhas da cidade em um período de 30 dias.

O objetivo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) é avaliar a adequação do veículo às condições do dia a dia na capital baiana.

Os experimentos devem servir para estudos futuros na aplicação desse tipo de veículo em outros eixos, como sistemas de corredores de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit.

O ônibus tem capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, e possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4 horas para ser recarregada.

“Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente”, disse o secretário da Semob, Fábio Mota.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus