Ônibus

Irlanda abre licitação para compra de até 600 ônibus híbridos de dois andares

A Irish National Transport Authority – NTA abriu uma licitação para compra de até 600 ônibus híbridos de dois andares, sendo que apenas um fabricante deverá ganhar a grande encomenda. A aquisição faz parte do programa BusConnects. Os veículos devem ser capazes de funcionar no modo de emissão zero.

O quantidade de veículos é o teto máximo para a aquisição. A operadora declarou em um comunicado de imprensa que este processo é parte da transição para ônibus de baixa emissão, incluindo ônibus elétricos, para a frota de veículos públicos urbanos, conforme previsto no Projeto Irlanda 2040 e no Plano de Ação Climática. A primeira entrega pode ocorrer antes do final de 2020, diz a NTA.

“Espera-se que os novos ônibus híbridos sejam pelo menos 30% mais eficientes energeticamente que os atuais ônibus a diesel e , como resultado, reduzirão as emissões prejudiciais de gases de efeito estufa. A NTA também pretende que os novos ônibus sejam capazes de operar com emissões zero pelo escapamento. Essa capacidade, combinada com a redução geral no consumo de energia, contribuirá para uma melhoria na qualidade do ar nas cidades irlandesas que serão servidas por esses ônibus.” disse um porta-voz da NTA.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus