Estação de Valinhos - Rota do Trem Intercidades e estação que deverá ser atendida pelo trem parador entre Jundiaí e Campinas
Trens Regionais

Prorrogação de concessão com a Rumo deve viabilizar Trem Intercidades até Americana

O edital de licitação do projeto de Trem Intercidades – TIC entre São Paulo e Campinas pode ser lançado ainda neste ano, segundo afirmou o governador do Estado João Doria, em visita a Hortolândia. Declarações recentes de representantes do governo dava conta de que a concorrência público seria lançada em 2020.

Doria voltou a prometer aquela que seria uma segunda fase do trem, chegando até Americana. “Não faltarão investidores internacionais para isso, sobretudo asiáticos e europeus”, afirmou, sobre empresários que já demonstraram interesse no modal. O projeto é orçado em R$ 7 bilhões em investimentos.

Liberação da via de cargas

A explicativa é que na próxima quarta-feira, seja estabelecida a prorrogação do contrato de concessão da Rumo Logística, onde será solicitado a liberação da faixa de domínio da ferrovia de cargas, entre Americana e São Paulo, para implantar o trem de passageiros.

O trecho entre São Paulo e Jundiaí é de domínio da CPTM. Já entre Jundiaí e Campinas, é administrado pela Rumo, mas com baixa frequência de trens cargueiros. Já o trecho entre Campinas e Americana concentra bastante fluxos de compsoições de cargas, sendo então necessário a construção de novas vias para o trem de passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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  • O contrato com a Rumo foi muito mal elaborado, a contrapartida que tal empresa dava ao estado era praticamente nula, ai ficamos nessa de ser “refém” da mesma. Chega ser absurdo os interesses de uma empresa privada estarem acima do interesse do público.

  • Mano quanto bilhões vão ser usados pra construir isso? Esse dinheiro tinha q ser investido me infraestrutura de transporte pra cidade de sp.

    • Discordo e concordo,rs. Discordo na parte que dinheiro só deve ser investido na cidade de SP, um trem de passageiros pelo estado é de Suma importância. Porém concordo que bilhões nessa obra pareça meio que exagerado, visto que já existem trilhos,e por hora não precisa desapropriar nada.
      Culpa maior de ter chegado a esse ponto são daquelas gestões maléficas que destruíram a malha ferroviária do estado.

      • Pensa que os caras vão ter q construir toda a infraestrutura das estações nesses estados, e conhecendo os políticos, vão querer fazer coisas monumentais.
        Tem também a questão da sinalização e da duplicação das vias. A L10 ta a uns 10 anos pra receber sinalização nova e não fazem, isso que ja ta tudo comprado.
        Agora para pra pensar que é bem provavel que pegar um onibus de americana pra cá vai continuar sendo bem mais barato que o trajeto de trem.

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