Estação de Valinhos - Rota do Trem Intercidades e estação que deverá ser atendida pelo trem parador entre Jundiaí e Campinas
Trens Regionais

Prorrogação de concessão com a Rumo deve viabilizar Trem Intercidades até Americana

O edital de licitação do projeto de Trem Intercidades – TIC entre São Paulo e Campinas pode ser lançado ainda neste ano, segundo afirmou o governador do Estado João Doria, em visita a Hortolândia. Declarações recentes de representantes do governo dava conta de que a concorrência público seria lançada em 2020.

Doria voltou a prometer aquela que seria uma segunda fase do trem, chegando até Americana. “Não faltarão investidores internacionais para isso, sobretudo asiáticos e europeus”, afirmou, sobre empresários que já demonstraram interesse no modal. O projeto é orçado em R$ 7 bilhões em investimentos.

Liberação da via de cargas

A explicativa é que na próxima quarta-feira, seja estabelecida a prorrogação do contrato de concessão da Rumo Logística, onde será solicitado a liberação da faixa de domínio da ferrovia de cargas, entre Americana e São Paulo, para implantar o trem de passageiros.

O trecho entre São Paulo e Jundiaí é de domínio da CPTM. Já entre Jundiaí e Campinas, é administrado pela Rumo, mas com baixa frequência de trens cargueiros. Já o trecho entre Campinas e Americana concentra bastante fluxos de compsoições de cargas, sendo então necessário a construção de novas vias para o trem de passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus