O edital de licitação do projeto de Trem Intercidades – TIC entre São Paulo e Campinas pode ser lançado ainda neste ano, segundo afirmou o governador do Estado João Doria, em visita a Hortolândia. Declarações recentes de representantes do governo dava conta de que a concorrência público seria lançada em 2020.
Doria voltou a prometer aquela que seria uma segunda fase do trem, chegando até Americana. “Não faltarão investidores internacionais para isso, sobretudo asiáticos e europeus”, afirmou, sobre empresários que já demonstraram interesse no modal. O projeto é orçado em R$ 7 bilhões em investimentos.
Liberação da via de cargas
A explicativa é que na próxima quarta-feira, seja estabelecida a prorrogação do contrato de concessão da Rumo Logística, onde será solicitado a liberação da faixa de domínio da ferrovia de cargas, entre Americana e São Paulo, para implantar o trem de passageiros.
O trecho entre São Paulo e Jundiaí é de domínio da CPTM. Já entre Jundiaí e Campinas, é administrado pela Rumo, mas com baixa frequência de trens cargueiros. Já o trecho entre Campinas e Americana concentra bastante fluxos de compsoições de cargas, sendo então necessário a construção de novas vias para o trem de passageiros.
comentários