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Os 10 trens-bala mais rápidos do mundo

Os trens de alta velocidades são serviços rápidos e em algumas partes do planeta, competitivos com os serviços da aviação. Mas como que o trem que anda em velocidades menores, pode oferecer um serviço mais rápido que os avições? Um trem-bala pode trafegar a velocidades acima de 300 km/h enquanto que as aeronaves podem chegar a mais de 900 km/h.

Isso se dá pela facilidade e menor burocracia que os serviços ferroviários oferecem. Quem anda de avião sabe que antes de entrar de fatos nas aeronaves, é preciso todo aquele tramite de imigração, raio x, que são essenciais para manter a segurança no setor.

Confira os 10 sistemas mais rápidos do mundo:

1 – Transrapid de Xangai

Em um percurso de 30 km de extensão, ligando o Aeroporto Internacional de Pudong à estação de metrô de Longyang Road, o Trem Magleveste, de levitação magnética, atinge velocidade máxima comercial de 430 km/h e faz o percurso em apenas sete minutos.

O trem pode atingir uma velocidade de 350 km/h em apenas 2 minutos. Durante um teste em 2003, o trem atingiu a velocidade máxima de 501 km/h. O Xangai Transrapid custou 10 bilhões de yuan (1,33 bilhões de dólares) e demorou 2,5 anos para ser concluída tendo 30,5 km de extensão.

2 – China Railway CRH380A

O CRH380A é um trem chinês de alta velocidade que foi desenvolvido pela atual CRRC, uma famosa fabricante chinesa, que inclusive fabricou os trens da série 3000 da SuperVia, e que está produzindo a série 2500 da CPTM. Em testes, um trem com 16 carros chegou a 486,1 km/h

Mas, após um grave acidente ocorrido em 2011 em Wenzhou, todas as quatro séries de trem tiveram suas velocidades de operação reduzidas para 300 km/h.

3 – Trem bala do Japão

Os já velozes trens-bala do Japão devem ficar ainda mais rápidos. A East Japan Railway, mais conhecida como JR East, iniciou na última sexta-feira, testes com o chamado Alfa-X, que terá a capacidade de atingir até 400 quilômetros por hora.

O comboio deve entrar em operação em 2030, mas até lá deve levar passageiros em até 360 km/h. Para tanto, foi necessário alongar a ponta do primeiro carro em um nariz “mais longo e elegante”, medindo 22 metros.

4 – ICE 3, Alemanha

A linha InterCity Express (ICE3) corre entre Franfkurt e Colônia, no Vale do Reno, e entre Munique e Nuremberg, na Bavária, com nove linhas que atingem velocidades de até 320 km/h.

O InterCityExpress, conhecido pela sigla ICE são trens de alta velocidade, construídos pela Siemens AG e Associados.

5 – TVG na França

Um dos primeiros trens de alta velocidade do mundo, a primeira versão desta unidade começou a operar em 1981. Hoje, os TGV POS operam em duas linhas, no leste e no oeste da França, com velocidades que atingem 320 km/h em operações normais e até 575 km/h em testes.

6 – Series 103, Espanha

O trem bala espanhol liga Madri a Barcelona em 2h40, atingindo 310 km/h durante a viagem. Nas últimas décadas, a Espanha passou da fama de ter um dos piores transportes ferroviários da Europa para uma rede moderna de trens de alta velocidade que une as grandes cidades do país.

7 – Sancheon KTX2, Coreia do Sul

O trem de alta velocidade Sancheon KTX2 liga Seul e as cidades portuárias de Musan e Mokpo. Construídos pela Hyundai-Rotem, os trens operam a velocidades de até 305 km/h , com a capacidade de chegar a 350 km/h.

8 – ETR 500 Frecciarossa e ETR 575 AGV, Itália

A Itália conta com dois serviços de trens de alta velocidade: o Frecciarossa (Flecha Vermelha), um serviço público, e o Automotrice à Grande Vitesse (AGV), operado pelo setor privado. Os trens conectam Turim, Milão, Roma, Nápoles e Veneza a velocidades máximas de 300 km/h, com recordes de 340 km/h para o Frecciarossa e 360 km/h para o AGV.

9 – THSR 700T, Taiwan

Esses trens percorrem o litoral oeste da ilha entre a capital, Taipei, e a cidade industrial de Kaohsiung. Fabricados no Japão, as composições THSR 700 T operam a velocidades de até 305 km/h.

10 – Eurostar Class 373, Inglaterra, França e Bélgica

O trem Eurostar interliga Londres e Paris, pelo Eurotunel, abaixo do Canal da Mancha. O trem opera a velocidades máximas de 300 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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