O Metrô de São Paulo recebeu na última quinta-feira, 23 de maio, propostas para a concessão de 13 terminais, que serão operados pela iniciativa privada.
O valor da outorga, segundo a empresa, que é fator de seleção da concessão, foi de R$ 11 milhões, a serem pagos em até 30 dias da assinatura do contrato, o que deve ocorrer nos próximos meses.
O consórcio vencedor vai administrar os terminais por um período de 30 anos, podendo explorar os pontos comerciais e construir edificações em sete deles.
Além do valor da outorga, a partir o início do quinto ano de concessão o consórcio deverá pagar para a operadora R$ 855 mil mensais ou 8% de sua renda bruta, o que for maior.
Os terminais concedidos são:
Linha 1-Azul
- Parada Inglesa
- Santana
- Armênia
- Ana Rosa)
Linha 3-Vermelha
- Artur Alvim
- Patriarca Norte
- Vila Matilde norte
- Penha norte
- Carrão norte
- Carrão sul
- Tatuapé norte
- Tatuapé sul
- Brás
Destes, Santana, Ana Rosa, Patriarca norte, Vila Matilde norte, Carrão norte, Tatuapé norte e Tatuapé sul serão edificáveis e poderão receber 84 mil metros quadrados de construções.
Com a concessão, a empresa irá economizar aproximadamente R$ 22 milhões por ano com as despesas de conservação e manutenção.