Aviação CPTM

Doria anuncia people mover para ligar estação da CPTM com Aeroporto de Guarulhos

O Governador João Doria, junto com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e outras autoridades, anunciaram a ligação da Linha 13-Jade da CPTM com os três terminais de embarque do Aeroporto de Guarulhos.

Apesar das autoridades chamarem de monotrilho, será um sistema de APM – Automated People Mover. Com obras previstas para setembro deste ano, o meio de transporte deve operar em maio de 2021. O percurso poderá ser feito em menos de 10 minutos. O investimento será de R$ 175 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport.

A linha 13-Jade foi inaugurada em março de 2018, mas a estação mais próxima fica a mais de 1 km dos terminais de embarque, e o passageiro precisa utilizar um ônibus circular para acessar os terminais de embarque.

O meio de transporte

Uma espécie de monotrilho terá 2,6 km de extensão, com paradas nos três terminais de passageiros do aeroporto e na Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM, e capacidade de 2 mil passageiros/hora para cada sentido. Fará em cerca de seis minutos o trajeto total entre a Estação da CPTM e o Terminal 3 do Aeroporto.

Trajeto people mover | Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus