Trens Urbanos

Buenos Aires retoma linha Retiro Mitre – Tigre e elimina passagens de níveis

A operadora estatal “Trenes Argentinos Operaciones” retomou operações da linha metropolitana Retiro Mitre – Tigre depois que a ligação ferroviária ter ficado um ano em operação parcial por conta da reconstrução de um viaduto. A rota é bastante usada por turistas que visitam Buenos Aires e o Rio Tigre.

Foram reconstruídos 3,9 km de via férrea em viadutos de concreto de 10 a 14 metros acima do leito da antiga via. A nova seção elevada elimina oito passagens de nível e reabre duas ruas que foram efetivamente cortadas pela metade pela linha férrea.

O objetivo do projeto é melhorar a confiabilidade e a segurança do sistema e ao mesmo tempo reduzir os atrasos no tráfego causados ​​pelo fechamento frequente das passagens de nível. A linha Retiro – Tigre, com 30 km de extensão, é utilizada diariamente por 100.000 passageiros.

Projetos similares para elevar linhas ferroviárias estão em andamento em outras partes de Buenos Aires em trechos da Ferrovia San Martín (LSM: Linha Retiro para Pilar) e na Ferrovia Belgrano Sur (sendo desviados no viaduto para a estação Plaza Constitución). Estes devem abrir no próximo ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus