De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo, o Metrô pode criar uma subsidiária para investir R$ 1,7 bilhões na retomada das obras da linha 6 – Laranja [Brasilândia – São Joaquim] que estão paradas desde 2016 quando o consórcio Move SP abandonou os canteiros por não terem conseguindo financiamentos.
A ideia do Governo de São Paulo é desapropriar o consórcio para tocar as obras e a nova subsidiária assumiria o posto. Os R$ 1,7 bi estão depositados em uma conta da PPP (Parceria Público-Privada) e serviria para adiantar as construções até que um novo consórcio privado assuma o ramal laranja.
Com este dinheiro , segundo a Folha, seria possível reabrir os canteiros e ligar o tatuzão. A verba daria para 1 ano de obras. Com isso, o Governo de São Paulo crê que uma nova concessão seja menos custosa já que uma parte dos trabalhos foram adiantados.
Há outras 2 alternativas para a linha 6 atualmente. Uma nova concessão nos moldes quer era a da Move SP ou o Metrô assuma por completo as obras com recursos públicos.
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