CPTM

Linha 10-Turquesa da CPTM será prioridade na próxima compra de trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM trabalha na compra de novas composições, e a Linha 10-Turquesa será a primeira beneficiada. A informação é do presidente da Companhia, Pedro Moro, que contou a informação durante a manhã desta terça-feira, 9 de abril, durante entrega de um trem para a Linha 7-Rubi.

Moro, disse que os termos de referência estão sendo elaborados para a próxima compra. “A linha 10 Turquesa será a prioridade nesta renovação. É uma ligação muito importante que precisa de nova frota”, disse.

Atualmente, a ligação ferroviária que corta o ABC Paulista, conta com composições fabricadas na década de 70, da série 2100, além de poucos trens da série 7500, mais novos.

O presidente não disse quantas unidades seriam, mas informações obtidas pelo Via Trolebus dão conta de que este número pode chegar a 65 novas composições, adquiridas no horizonte entre 2021 e 2025.

A nova frota serviria para atender, além da Linha que vai para Rio Grande da Serra, para a “Linha 9-Esmeralda até Varginha, extensão do Expresso Leste até Barra Funda e melhoria de oferta nas linhas”.

O forma de aquisição poderia ser mista, sendo parte adquirida por meio de financiamento, ou por Leasing, assim como o Metrô estuda a compra de novos trens, e a terceira alterativa uma Parceria Público-Privado – PPP nos moldes da compra dos trens da série 8000, da Linha 8-Diamante, com foco na prestação de serviços de manutenção e modernização.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus