Fepasa Santos-Samaritá. Ano de 1988 | Foto: Thomas Corrêa
Trens Regionais

Ferrovia no litoral Sul de São Paulo poderia transportar passageiros novamente

Quem passa pelo litoral sul de São Paulo, principalmente pelas cidades de Praia Grande, Mongaguá, Itanhém e Peruíbe, pode observara existência de uma ferrovia paralela a costa.

Se trata do antigo eixo chamado de Santos-Juquiá, anteriormente conhecido como Ramal de Juquiá, onde a via contém a bitola métrica, que liga o Porto de Santos, com a cidade de Juquiá, passando pela costa.

Em 1986, foi construída pela Fepasa a Extensão Juquiá-Cajati, prolongando a linha em 70 km, passando por Registro e chegando a Cajati. Os trilhos transportaram passageiros e cargas entre os anos de 1915 e 1997, mas acabou sendo suprimido.

O eixo conta com 200 km atualmente é de responsabilidade da Rumo, que após estudos ambientais, econômicos e técnicos foi diagnosticada a inviabilidade do escoamento de cargas.

Segundo uma publicação do Jornal Folha de São Paulo, o cenário descrito acima abre a possibilidade de um nova utilização, como Veículos Leves sobre Trilhos – VLT ou trens turísticos, desde que a concessão saia das mãos da operadora.

A publicação da conta de que o mercado ferroviário avalia que é um trecho ruim para cargas e que o custo para recuperá-lo ultrapassa R$ 300 milhões, mas que o investimento pode compensar para abrigar um VLT entre Santos e Itanhaém ou Peruíbe. Outra hipótese é usar trechos da ferrovia para trens turísticos entre municípios.

A ida no VLT, no entanto, não está nos planos de curto e médio prazo da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU em estender o meio de transporte enquanto não for concluída a segunda e terceira fase do metrô leve entre Santos, São Vicente e Praia Grande.

Jé em um encontro de prefeitos no Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), ocorrido em 2017, foi proposta a reativação de 66 km de ferrovia entre Mongaguá e Pedro de Toledo, para implantação de Trem Turístico movido por uma Locomotiva antiga Maria Fumaça.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus