VLT

Russos desenvolvem VLT autônomo

Russos estão desenvolvendo um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT autônomo. As empresas PK Transportnye Systemy em parceria com a Cognitive Technologies desenvolvem um protótipo de bonde sem operador.

Um veículo está sendo equipado com 10 a 20 câmeras de vídeo e cerca de 10 sensores de radar, além da tecnologia de fusão de dados de baixo nível da Cognitive, que processa os dados brutos.

O modelo de visão computacional baseado em IA permite a detecção de outros veículos, pedestres e obstáculos ajuda a manter uma distância segura. O bonde também fará uso de sensores de GPS e cartografia de alta precisão.

O VLT deve ser testado em uma garagem durante dois meses. Depois disso, será testado na rede de Moscou com um operador a bordo em meados de 2021.

A Cognitivo diz que a tecnologia é destinada aos mercados interno e externo. Além da Rússia, os principais mercados de bondes autônomos são a China e a Alemanha, segundo a empresa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus