Foto: Renato Lobo
CPTM

CPTM suspende licitação de extensão da Linha 9-Esmeralda rumo a Varginha

Foi suspensa uma concorrência que faz parte do processo de expansão da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM rumo a Varginha.

A companhia anunciou a suspensão no Diário Oficial desta nesta quarta-feira (13) da licitação para contratar uma empresa especializada para gerenciar e atuar no planejamento do projeto.

A medida foi após um consórcio ter entrado na justiça contra a contratação. Ainda que a parte paralisada não envolve obra civil, o gerenciamento é obrigatório para os trabalhos.

Extensão

O trecho entre Grajaú e Varginha foi desativado pela CPTM em novembro do ano de 2001, “devido a precariedade da infraestrutura da linha na época“. As obras que contemplam 4,5 quilômetros, e contam com uma estação intermediária, a Mendes Natal, foi iniciada em 2013, mas paralisada em 2016 após falta de recursos.

A linha 9-esmeralda é a segunda mais movimentada da CPTM, e com a nova extensão receberá mais de 110 mil passageiros por dia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus