No dia 8 de janeiro é comemorado o dia do fotografo. Como de costume, contas de empresas nas redes sociais fizeram suas respectivas homenagens aos profissionais que registram momentos por meio das lentes, e com as operadoras de transporte não foi diferente.
Mas, após a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM ter feito seu post, passageiros se queixaram do comportamento de agentes de segurança da companhia:
“Muito legal a homenagem CPTM a quem dá uns clicks seja profissional ou por puro hobbie! Seria legal também chegar nas estações, e os seguranças não chegarem na galera que está clicando com celular / câmera como acontece diversas vezes, com truculência. Enquanto tá rolando a feira livre nos trens, os seguranças não fazem nada, quando alguém tira o celular/câmera da mochila, aparece uma tropa para falar que é proibido tirar foto.”, diz relato de um usuário.
“Tá de sacanagem né CPTM?? Avisa seus seguranças e guardas terceirizados então para não encher o saco, ameaçar ou intimidar quem tira fotos nas estações, dentro dos trens. Semana passada eu estava na PN de ABR mas atrás da cancela, na rua, fora da CPTM e seguranças de vocês vieram me abordar e questionar o que eu estava fazendo. Ridículo vocês “comemorarem” dia do Fotógrafo, quando dentro de seus domínios, vocês nos intimidam e censuram.”, diz este outro comentário.
O que diz a CPTM?
Questionada sobre a atuação dos funcionários, a companhia diz que é permitido fotografar, desde que o usuário siga algumas orientações. “A CPTM esclarece que as fotografias para arquivo pessoal, sem fins comerciais, são permitidas nas áreas públicas e sem causar interferência na rotina operacional da estação. É essencial que a realização das fotos seja breve.”, diz nota da operadora dos trens ao portal Via Trolebus.