Metrô SP

Linhas de Metrô para Guarulhos e Cotia entram na “fila” de próximos projetos

Novo cronograma de projetos mostram futuras linhas metroviárias que estão na “fila” para serem implantadas. Confira mais um vídeo no canal do Via Trolebus no YouTube:

YouTube video

Durante uma apresentação em associação para Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, foi mostrado o Plano Plurianual (PPA), do Metrô de São Paulo entre os anos de 2019 e 2026. PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, que norteiam as prioridades dos projetos da empresa.

No documento, é possível ver em qual serão as prioridades no que diz respeito as próximas linhas em expansão na malha metroferroviária. Em outras palavras, é possível analisar a fila das próximas linhas a serem construídas. É importante dizer que a palavra final de qual extensão será construída parte sempre do poder executivo, ou seja, governadores e secretários de estado.

Segundo o que foi apresentado, além das atuais projetos que estão em andamento, que é a 2-Verde rumo a Guarulhos, Linha 4 rumo a Vila Sônia, 15-Prata rumo ao Jardim Colonial, e 17-Ouro, entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas, o próximo projeto da fila será a Linha 19-Celeste.

No documento, a linha metroviária aparece ligando o Bosque Maia, em Guarulhos até o centro de São Paulo, passando por Jardim Brasil, Vila Maria e Pari. O que se percebe é que o Metrô decidiu por cortar a Linha 19, que anos atrás aparecia em projeções ligando Guarulhos até o Campo Belo, passando pela Avenida Paulista. Também está nesta “fila” onde os estudos serão aprofundados, a linha 22 que ligará São Paulo a Cotia, acompanhando a Rodovia Raposo Tavares.

Em um horizonte mais longe, o Metrô pretende tocar outras ligações, como a Linha 20-Rosa entre Lapa e o ABC, Linha 21 que passará pela Celso Garcia que poderá ser uma evolução da Linha 21 Cinza (Pari-Nordestina), além da chamada Linha 23-Arco Norte, e uma nova ligação jamais divulgada por estes futuros mapas que ligará São Paulo até Diadema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus