Novo cronograma de projetos mostram futuras linhas metroviárias que estão na “fila” para serem implantadas. Confira mais um vídeo no canal do Via Trolebus no YouTube:
Durante uma apresentação em associação para Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, foi mostrado o Plano Plurianual (PPA), do Metrô de São Paulo entre os anos de 2019 e 2026. PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, que norteiam as prioridades dos projetos da empresa.
No documento, é possível ver em qual serão as prioridades no que diz respeito as próximas linhas em expansão na malha metroferroviária. Em outras palavras, é possível analisar a fila das próximas linhas a serem construídas. É importante dizer que a palavra final de qual extensão será construída parte sempre do poder executivo, ou seja, governadores e secretários de estado.
Segundo o que foi apresentado, além das atuais projetos que estão em andamento, que é a 2-Verde rumo a Guarulhos, Linha 4 rumo a Vila Sônia, 15-Prata rumo ao Jardim Colonial, e 17-Ouro, entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas, o próximo projeto da fila será a Linha 19-Celeste.
No documento, a linha metroviária aparece ligando o Bosque Maia, em Guarulhos até o centro de São Paulo, passando por Jardim Brasil, Vila Maria e Pari. O que se percebe é que o Metrô decidiu por cortar a Linha 19, que anos atrás aparecia em projeções ligando Guarulhos até o Campo Belo, passando pela Avenida Paulista. Também está nesta “fila” onde os estudos serão aprofundados, a linha 22 que ligará São Paulo a Cotia, acompanhando a Rodovia Raposo Tavares.
Em um horizonte mais longe, o Metrô pretende tocar outras ligações, como a Linha 20-Rosa entre Lapa e o ABC, Linha 21 que passará pela Celso Garcia que poderá ser uma evolução da Linha 21 Cinza (Pari-Nordestina), além da chamada Linha 23-Arco Norte, e uma nova ligação jamais divulgada por estes futuros mapas que ligará São Paulo até Diadema.