A São Paulo Transporte – SPTrans anunciou que está aberta as inscrições para alunos que pretendem se cadastrarem no programa de gratuidade no transporte para o ano letivo de 2019.
Os alunos devem efetuar cadastro no site http://estudante.sptrans.com.br, e o benefício pode ser concedido para quem estuda em escola pública nos ensinos fundamental, médio e técnico, além de beneficiários do Prouni, Fies, Escola da Família e Cotas Sociais.
Todo o processo pode ser feito por meio do site da SPTrans, sem que o aluno tenha que comparecer a um posto. Quem já possui Número de Identificação Social (NIS) válido junto ao CadÚnico, também não precisam voltar ao posto de cadastramento.
Comprovação de baixa renda
A empresa que gerencia o transporte na capital paulista informa ainda que apenas para estudantes que possuem baixa renda familiar, ainda não cadastrados no CadÚnico e que não sejam beneficiados por qualquer um dos programas sociais citados anteriormente, devem comparecer a um posto de atendimento.
Quem mora na cidade de São Paulo, é obrigatório agendar sua entrevista pelo site http://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br.
Já quem mora em outra cidade, após inserir seu NIS na página da SPTrans, também deverá anexar uma certidão, obtida pelo próprio estudante no site Consulta Cidadão https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Neste link, os estudantes também podem verificar se o NIS que possuem já está válido.
Para manter a gratuidade
Para a manutenção da gratuidade, os alunos (Exceto estudantes dos Ensinos fundamental, médio e técnico da rede pública, e beneficiários dos programas Prouni, Fies, Escola da Família e Cotas Sociais) oestudante deve comparecer no CRAS e levar obrigatoriamente o CPF ou o Título de Eleitor originais, além dos documentos abaixo relacionados de todas as pessoas que moram na casa:
· RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;
· Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
· Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).
Depois da entrevista, o CRAS fornecerá o NIS, e o estudante deverá inserir em seu cadastro no site da SPTrans.
Veja também – Como recarregar bilhete único pela internet e ganhar R$ 10 de desconto: