O Uruguai deve construir uma nova ferrovia com 273 km que conecta o porto de Montevidéu com Paso de los Toros, no departamento de Durazno, onde a produtora finlandesa UPM planeja investir o equivalente a quase R$ 9 bilhões em uma nova fábrica de celulose, com capacidade de processar 2 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano. Faz parte do investimento a compra de trens cargueiros.
O consórcio Vía Central de Saceem do Peru, Sacyr da Espanha, Berkel do Uruguai e NGE da França foi selecionado para tocar a obra.
Houve queixas na justiça por parte de empresas que participaram da concorrência, mas que posteriormente foi rejeitada pelo Tribunal de Contas, abrindo caminho para que o Ministério dos Transportes e Obras Públicas finalize o contrato de construção.
A ferrovia será de via dupla nos primeiros 26 km de Montevidéu e, em seguida, em pista única. É projetada para receber trens com velocidade máxima de 80 km/h.