Ônibus

Santo André deve retomar licitação da região da Vila Luzita

A SATrans, empresa que gerencia o transporte coletivo de Santo André, no ABC Paulista, deve lançar nesta terça-feira, 6 de novembro, um edital para a subconcessão do sistema de ônibus da região da Vila Luzita, com 16 linhas do chamado Lote B, por onde passam cerca de 77 mil usuários.

O processo foi suspenso em julho pelo Ministério Público, por conta de adequações em medidas de responsabilidade ambiental. A empresa ou consórcio que vencer, deve operar o sistema por 20 anos.

A atual operadora, a Suzantur, que opera em caráter emergencial desde outubro de 2016, entrou com processo de falência.

A prefeitura do município já tentou licitar o sistema em 2016, mas cancelou o certame no início de 2017 e prometeu realizar estudo técnico acerca do transporte coletivo daquela região.

A nova empresa ou consórcio deverá, além de operar os ônibus, tocar a manutenção do Terminal da Vila Luzita e de estações ao longo do corredor de ônibus, assim como a recuperação das calçadas e adequações de acessibilidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus