Cerca de 600 mil crianças morrem todos os anos no mundo por conta da poluição do ar. No Brasil, este número é de 633 crianças menores de 5 anos, que morrem a cada 12 meses vítimas de complicações relacionadas à poluição. As informações sobre as mortes são de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado recentemente.
O ar poluído é resultado, sobretudo, da queima de combustíveis como carvão mineral e derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel, cuja queima lança na atmosfera um alto nível de monóxido e dióxido de carbono.
O cenário mostra a impotência do investimentos em sistemas de transporte coletivo, sobretudo não poluentes, em detrimento do transporte individual, além de políticas públicas que incentivem o transporte ativo, como a bicicleta e a caminhada.
“O ar poluído está envenenando milhões de crianças e arruinando suas vidas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado. Grandes partes da Ásia, África e América Latina estão entre os mais afetados.