A rodovia Raposo tavares corta o bairros extremamente populosos, além de servir de ligação de cidades vizinhas com a capital paulista.
Atualmente mais de um milhão de pessoas dependem dessa rodovia para se deslocar em seu caminho cotidiano. Entre Cotia e a cidade de São Paulo, o trecho de cerca de 20 km as feito muitas vezes em 2 horas. O número diário de veículos que passam pelo trecho em 10 anos saltou de 88 mil para 170 mil.
Confira nosso 17º vídeo do canal Via Trolebus no YouTube:
No década passada tivemos conhecimento de uma nova ligação metroferroviária que ligaria Cotia até São Paulo. No início falava-se em um monotrilho que ligaria Cotia até a futura estação Vila Sonia.
Lá em 2015, novas notícias dos bastidores davam conta que a nova ligação sobre trilhos seria por metrô convencional, pelo adensamento populacional nas regiões lindeiras a rodovia.
A denominada Linha 22-Bordô teria cerca de 20 estações ao longo da rodovia: saindo da região do Butantã em conexão com as linhas 9-Esmeralda e 4-Amarela, a linha seguira com paradas no Parque Jardim Previdência, Jardim Bonfiglioli, Educandário, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia, Granja Viana, Estrada do Embu, até o centro de Cotia.
Outra notícia que se teve é que o patio de manobras poderia ser próximo aos Kms 35 e 36 da Rodovia Raposo Tavares. Também em 2015, eram previstos o atendimento de 550 mil pessoas na nova ligação metroviária.
Em 2017, foi concluído o projeto funcional da linha, prevendo a linha entre a estação Faria Lima, cruzando coma estação Hebraica rebouças da linha 9, cruzamento novamente com a 4 em Butantã, e depois rumo a Cotia.