Trens Urbanos

CRRC vai fornecer trens urbanos para o Chile

A CRRC Sifang, uma fabricante chinesa, fornecerá 10 trens de três carros para os serviços Biotren e Corto Laja, um sistema suburbano que opera em 7 comunas da Grande Concepción, no Chile, e mais três composições de dois carros para a rota Victoria-Temuco.

O anúncio foi feito em 26 de outubro pelo subsecretário de transportes José Luis Domínguez, presidente da EFE, Pedro Pablo Errázuriz, presidente da Ferrocarriles del Sur, Sr. Víctor Lobos e autoridades regionais e comunitárias. A Alstom e a CAF também apresentaram propostas, porém sem sucesso.

A operadora CHILEAN State Railways (EFE) afirma que os trens serão mais silenciosos, mais leves e mais eficientes em termos energéticos em comparação com a frota atual.

A concorrência exigiu composições com um dispositivo anti-colisão, além de janelas de vidros duplos de policarbonato que permitirão maior isolamento térmico e acústico.

Os novos trens aumentarão a capacidade no serviço Biotren de 560 para 813 passageiros por trem, enquanto a capacidade no serviço Corto Laja também aumentará de 560 passageiros para 728. A capacidade do serviço Victoria-Temuco mais que dobrará de 190 para 438 passageiros.

A primeira unidade deverá ser entregue em março de 2020 e está programada para entrar em operação no segundo semestre do ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus