Mobilidade Urbana

BusBrasil Fest conta a nossa história através dos transportes

Neste domingo, 25 de novembro de 2018, aconteceu a 12ª edição da BusBrasil Fest, um evento que ocorre todo ano na Praça Charles Miler em São Paulo, que reúne apaixonados por ônibus de todas as idades.

Confira nosso 20º vídeo no canal do Via Trolebus no YoutTube:

YouTube video

Foram expostos modelos clássicos que contam a historia das cidades brasileiras. Passageiros contaram historias do tempo que usavam estes veículos trazendo uma atmosfera de nostalgia ao evento.

A BusBrasil Fest deste ano deu destaque ao sistema trólebus da cidade de São Paulo, com a exposição de 4 ônibus elétricos. Um deles é o clássico ACF brill, que circulou na capital entre os anos de 1957 e 1990.

Uma novidade foi a presença do recém restaurado trólebus articulado 8000. O veículo foi fabricado em 1985 e tinha carroceria Caio Amelia. Em 1996, a antiga empresa Eletrobus reformou com a carroceria Marcopolo Torino GV. O trólebus operou em todas as regiões da cidade, e chegou a ser testado no antigo projeto Fura Fila, onde hoje é o BRT Expresso Tiradentes.

Outro trólebus presente é o antigo Torino GV Padron, também reencarroçado pela Eletrobus, que operou entre 1996 e meados de 2010, mantido pela empresa Ambiental.

Ônibus rodoviários também estiveram em peso no evento, e talvez um dos modelos mais icônicos é o Cometa. Diversas gerações do veículo marcaram presença na Praça Charles Miller. Veículos mais modernos de dois andares também estiveram presentes, além dos ônibus urbanos de última geração.

Além de contar a própria historia dos transportes, estes ônibus contam também como nossa sociedade evoluiu, além da importância do ônibus para a coletividade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus