Ônibus

Austrália cria comitê para estudar operação de ônibus autônomos

A Austrália criou um Comitê de Infraestrutura, Transporte e Cidades para fomentar pesquisas sobre o transporte coletivo automatizado.

O processo se concentra nos desenvolvimentos em automação e novas fontes de energia, como eletricidade e hidrogênio.

O país acredita que a nova tecnologia empregada no transporte coletivo sobre pneus possa ter os mesmos avanços que sistemas autônomos sobre trilhos.

“A experiência internacional de sistemas de metrô automatizados mostra o que eles poderiam fazer para melhorar a conectividade em nossas cidades em rápido crescimento”, disse o presidente do comitê, John Alexander. “A automação apresenta oportunidades reais para tornar as redes de ônibus mais confiáveis ​​e responsivas, bem como mais eficientes, criando uma concorrência real entre os diferentes modos de transporte”.

Em 2016, o país testou com sucesso seu primeiro ônibus elétrico autônomo. O ‘ RAC IntelliBus ‘, como é chamado, é capaz de percorrer 2,5 quilômetros utilizando sistema a luz ultravioleta, que permite detectar e evitar qualquer tipo de obstáculo.

RAC-Intellibus-da-francesa-NAVYA-em-teste-na-australia

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus