A unidade da Alstom em Taubaté, localizado na região do Vale do Paraíba, a 130 km da cidade de São Paulo, está com planos de produzir ônibus elétricos, de acordo com publicação do jornal “O Vale“, com o objetivo de exportar o modelo para a América Latina e o resto do mundo.
Recentemente a fabricante apresentou o chamado Aptis, que “não é apenas mais um veículo “eletrificado”, mas foi concebido desde o início como um novo veículo projetado para atender aos desafios futuros de mobilidade urbana”, segundo nota da empresa.
O ônibus possui baterias montadas no teto que podem ser recarregadas durante a noite, oferecendo 200 km de autonomia na operação, além de poder ser recarregado no espaço de 5 minutos no ponto final de cada linha. O ônibus pode transportar até 95 passageiros a uma velocidade de 70 km/h.
“Ônibus elétrico é uma realidade no mundo. Há cidades exigindo que a frota seja elétrica. Há demanda de mercado e pretendemos trazer esse projeto para Taubaté”, disse Pierre-Emmanuel Bercaire, diretor geral da Alstom no Brasil, ao jornal.
Atualmente a unidade produz 166 caixas de aço inoxidável (vagões) para o metrô de Santiago, no Chile. (relembre aqui)