Futuro traçado da linha 20-Rosa e integração com o monotrilho
Metrô SP

5 projetos metroferroviários para o ABC Paulista

Com 2,5 milhões de habitantes residentes no ABC paulista, muita gente se pergunta quando que o Metrô vai chegar na região.

Confira o 16º vídeo no canal do Via Trolebus no YouTube:

YouTube video

Vale lembrar que a região já e atendida pela linha 10- Turquesa da CPTM, que liga o Brás, corta as cidades de São Caetano, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, até Rio Grande da Serra. Nos anos 90, a linha ia até Paranapiacaba, mas pelo baio fluxo de usuários, a CPTM cortou os serviço.

A linha 10 ainda carece de melhorias, como a necessidade de novos trens, além das 8 composições da série 7500 que vieram da linha 9 dar um reforço, melhorias na sinalização, e reforma nas estações.

Linha 18-Bronze

O projeto que tem mais chances de se tornar realidade é um monotrilho que sairia da estação Tamanduateí, passará por São Caetano, Santo André e chegará a São Bernardo do Campo na estação Djauma Dutra.

Mas a linha já deveria ter sido entregue este ano. O contrato foi assinado em 2014, e a projeção mais recente é entregar o monotrilho em 2022. Existe uma PPP Parceria Público Privado firmado com o Consócio vem ABC. Mas o governo estadual teve problemas para conseguir empréstimos para as desapropriações , e a linha não saiu do lugar.

Linha 14-Ônix

Projetada pela CPTM, um VLT poderá um dia ligar uma futura estação onde funcionava a parada Pirelli, até a estação Guarulhos-Cecap, encontrando com a linha 13-Jade.

A extensão teria mais ou menos 30 km, e correria em parte do seu traçado pela avenida Jacu Pêssego, Rodovia Ayrton Senna, e Avenida Monteiro Lobato. Não existe um prazo certo para início das obras.

Linha 20-rosa

Dos projetos conhecidos, este é o único que prevê o que podemos chamar de metrô pesado. A linha 20 rosa ligaria a região do bairro do Limão, passaria pela Lapa, Faria Lima cruzando com a linha 4, Moema, cruzando com a 5-Lilás, correndo pela avenida Indianópolis, chegando em São Judas, na Linha 1-Azul. Depois a linha cruzaria bairros como Cursino, Vila Livieiro, chegando em São Bernardo do Campo, em Rudge Ramos e depois na Estação Afonsina, na divisa dos municípios de São Bernardo do Campo e Santo André

La em 2011, o governo estadual chegou a dizer que faria uma PPP, mas até agora pouca coisa andou.

Linha 17-Ouro

A linha 17 é talvez uma das mais problemáticas das futuras ligações. Obras pararam diversas vezes, e a última noticia de que se tem é que a empresa fabricante dos trens, a Scomi, pretende em sair do consórcio.

Mas como o tem “novas linhas” faz um par perfeito com promessas de campanhas politicas, a linha 17 já chegou a ser cogitada por políticos da região para chegar até diadema. No entanto, não existe notícia de que o metrô estude a ligação.

Se você achou estes projetos distantes da nossa realidade, é porque você não conhece este último projeto: o Arco Sul.

A nova linha que ainda não se sabe se será atendida por Metrô, VLT ou outro meio de transporte, deve ligar Alphaville, em Barueri, ao ABC, passando pela zona sul da capital, em uma extensão de mais de 65 km. Essa seria a maior linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. No ABC, a linha se encontraria com a 10 turquesa, e a futura linha 14 ônix rumo a Guarulhos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus