Afinal, quando é que Guarulhos terá uma linha de Metrô? No quinto vídeo do canal do Via Trolebus no YouTube, Renato Lobo conta sobre futuros projetos de metrô e da CPTM na cidade, que é o segundo município do estado em número de habitantes e a primeira não-capital estadual mais populosa do país:
Segundo dados do IBGE, o maior deslocamento urbano do Brasil fica entre Guarulhos e São Paulo. A pesquisa foi feita em 2010. As duas cidades já são ligadas por meio do transporte sobre trilhos, com a entrega da Linha 13-Jade da CPTM, que chega até o CECAP e o Aeroporto.
Mas muitos leitores e usuários perguntam quando Guarulhos terá de fato uma linha que atenda as necessidades de grande parte dos moradores.
Nos últimos anos, tivemos notícias de ao menos 3 linhas que atenderiam a cidade, além do prolongamento da Linha 13 rumo ao bairro dos Pimentas e Bonsucesso.
A primeira ligação, que chegou mais próxima de se tornar realidade é a extensão da Linha 2-verde, que atualmente liga a Vila Madalena e a Vila Prudente, passando pela Avenida Paulista. Um projeto previa a continuidade da linha rumo aos bairros da Vila Formosa, Penha, conectando com a linha 3-Vermelha e linha 12-Safira, chegando até a Dutra, nas proximidades do shopping internacional.
As obras do trecho chegaram a ser anunciadas, mas o governo teve que frear os trabalhos por conta da crise financeira, então apenas parte dos canteiros de obras foram desapropriados.
Outro projeto, é uma ligação metroviária totalmente nova conhecida como Linha 19-celeste, que está sendo discutida no planejamento do metrô há alguns anos. No passado ela era chamado pelos projetistas como linha 18-bronze, mas depois o planejamento decidiu atribuir essa nomenclatura ao monotrilho do ABC, já que as linhas de monotrilhos possuem em seus nomes, metais. Por exemplo 15-prata- 17-ouro e 18-bronze.
Então a Linha 19-Celeste ligaria o Campo Belo até Guarulhos, cruzando a estação brigadeiro da linha 2-verde, com as linhas 1-azul e 3-vermelha no centro, depois cortaria os bairros do Pari, parte da zona norte, como a Vila Maria e Jardim Brasil, chegando na Dutra com a linha 2-verde. Outro mapas que foram conhecidos, mostravam projeções da linha cortando o centro da cidade de guarulhos. Em 2015, houve até um MIP, que é manifestação de interesse privado, para seguir com o projeto da linha 19, mas dela para cá pouca coisa mudou.
Existe uma preocupação nos bastidores relacionado a ida da linha 2-verde até guarulhos, já que a extensão deve ficar bem cheia com a chegada do monotrilho da linha 15 em São Mateus.
Outra notícia de bastidor é que existe a intensão de construir a linha 19 em fases, e a primeira seria feita entre Guarulhos e o Anhangabaú, afim de que este trajeto seja feito antes do prolongamento da 2-verde, já que esta linha não suportaria a demanda sem a 19-celeste.
Outra ligação projetada é a 14 -ônix, que está a cargo da CPTM. Já tiveram notícias que seria um monotrilho, mas a mais nova da conta de um VLT entre Guarulhos e a antiga/futura estação Pirelli, na linha 10-Turquesa la no ABC.
As ultimas notícias dão conta da linha saindo do Cecap, na linha 13-Jade, e cortaria a zona neste de São paulo, até o Santo André.
Quando de fato teremos estas novas linhas?
A resposta vai depender de duas coisas: como o próximo governador vai tocar a futura rede, e principalmente como estará a situação financeira de nosso estado.
Enquanto isso, a gente sonha com uma malha metroferroviária que atenda a mais regiões.