O Estado de São Paulo terá um orçamento menor em 2019 para o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, segundo projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa pela gestão Márcio França (PSB).
A redução corresponde a 9,86% nos recursos para o Metrô e de 8,8% para a CPTM, na comparação com o Orçamento de 2018. Serão R$ 2,05 bilhões de investimentos na rede metroviária, não contando com os valores gastos na operação, que ficam a cargo da tarifa arrecadada.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM disse em um comunicado ao jornal Agora, que a redução é por conta da “necessidade de investimento cada vez menor com a melhoria do sistema e também com a aquisição e implantação de novos equipamentos”.
“Os recursos são aplicados de acordo com as etapas de execução dos serviços ou entrega de linhas, estações e trens”, disse, na nota.
Sobre a CPTM, a pasta afirma que o número de falhas “vem caindo gradativamente nos últimos anos”, sendo que em 2017, houve, de janeiro a setembro, 18 ocorrências notáveis. Neste ano, foram 12 casos no mesmo período.