A Região Metropolitana de Concepción, sendo a segunda maior e mais populosa do Chile, tem planos de construir uma rede metroviária.
O prefeito da cidade, Alvaro Ortiz, recebeu os representantes da Câmara Chilena de Construção de Concepción, que, juntos, decidiram iniciar os trabalhos de linhas metroviárias para descongestionar a cidade e integrar os setores perisféricos ao centro.
Sem citar prazos, o prefeito disse que “isso requer a vontade política para finalmente área metropolitana da Grande Concepción tem o enterramento da ferrovia e metrô”.
Alvaro Ortiz questiona o fato de Valparaíso, que é menor que a cidade em questão, ter tido recursos para a linha de metrô lá existente.
Biotrén
Atualmente a região conta com o sistema Biotrén, contendo duas linhas que somam 25 estações e 66,6 km de extensão. O sistema entrou em operação no dia 1º de dezembro de 1999, e liga 7 comunas da Grande Concepción. É operado pela Ferrocarriles del Sur (FESUR), filial da Empresa de los Ferrocarriles del Estado (EFE).
Os trens que prestam serviços são os mesmos usados na Linha 10-Turquesa da CPTM, a série 2100.
A malha no entanto, não conecta com o centro da cidade. O sistema transporta uma média de 18 mil passageiros por dia.