VLT

Cidade do Equador testa VLT da Alstom

Centenas de moradores lotaram recentemente as ruas do centro histórico da cidade de Cuenca, a terceira maior cidade do Equador, capital da província de Azuay, para assistir ao teste inaugural da primeira linha de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT da cidade equatoriana.

O trem de piso baixo fabricado pela Alstom de modelo Citadis deve operar em uma linha 10,2 km. A fabricante está fornecendo além do material rodante, sistema de energia e sinalização. O bonde deve atender cerca de 120 mil passageiros por dia. Por isso, será considerado o maior sistema de transporte da cidade.

A construção começou em novembro de 2013 e o projeto estava previsto para ser concluído no final de 2015, mas o trabalho foi interrompido quando a cidade rescindiu unilateralmente seu contrato com o Consórcio Cuatro Rios de Cuenca (CCRC), responsável pelas obras civis.

No final do ano passado, a cidade firmou contrato com a ACTN , um consórcio da Alstom, a CIM, o NGE Group (incluindo sua subsidiária TSO track) para concluir o projeto.

O Metro Tenerife será responsável por administrar a fase de pré-operações por sete meses, bem como a operação comercial da linha por três anos a partir de sua abertura em março de 2019.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus