Trens Regionais VLT

Prefeito de Sorocaba quer prioridade em Trem Intercidades e fala sobre VLT

Sorocaba, no interior de São Paulo, poderá ser uma cidade multimodal, pelo menos é o que consta nos planos do prefeito José Crespo (DEM). Segundo o democrata, o município terá corredor de ônibus, Veículo Leve sobre Trilhos e trem intercidades.

Durante inícios das obras do BRT, Crespo afirmou que quer prioridade na construção do trem regional que ligará a cidade até a capital paulista.

“Os últimos governadores de São Paulo garantiram o trem…para Sorocaba já temos estudos. Vamos convencer o futuro governador a colocar Sorocaba em primeiro lugar nessa lista. É muito mais viável e sustentável que os sistemas de Campinas e São José dos Campos. Não há embaraço e nem desapropriações para revigorarmos o trem de passageiros. Sorocaba vai ser o primeiro. Queremos o trem intercidades com a capital. Que ele [o passageiro] não vá nem ônibus e nem de carro. vá de trem”, afirmou o prefeito.

Já sobre o VLT, Crespo defende a operação do meio de transporte a cargo do operador de ônibus. “Será como o empresário de ônibus comprar veículo com roda de aço. Vamos dizer que o passageiro ande ande um ou ou dois quilômetros numa linha alimentadora e ele caia num tronco VLT ou BRT. Ele completa sua viagem sem precisar congestionar as vias. Nós vamos associar as empresas VLT e BRT com as empresas de ônibus”, afirmou o democrata.

Em agosto, a administração municipal divulgou o edital para projeto do VLT de Sorocaba. O prazo era até 10 de setembro para envio de propostas das empresas interessadas no processo de seleção.

O projeto prevê o atendimento de cerca de 104.838 usuários por dia, em uma linha com 10 paradas, entre o trecho de George Oeterer e o centro de Sorocaba, num total de cerca de 13 km de extensão. A previsão de entrega é para 2020.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus