VLT

Praga testa sistema anti-colisão em VLT

Cidades que possuem sistemas de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, convivem com constantes colisões entre os trens e veículos de passeio. Na maioria dos casos, as ocorrências são por imprudência dos motoristas, como mostra o vídeo a seguir:

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Em decorrência destes problemas, a Companhia de Trânsito Público de Praga (DPP) planeja testar um sistema anticolisão para bondes neste mês, no modelo Tatra T6A5. Se o sistema for bem sucedido, testes devem evoluir para outros modelos. A longo prazo, a tecnologia poderia ser introduzida em larga escala.

Tatra-T6A5

O diretor técnico da DPP, Oldřich Vytiska, disse que a empresa estabeleceu uma parceria com a Universidade Técnica Tcheca em Praga (ČVUT) para escolher um sistema apropriado e colocá-lo em operação.

Se o dispositivo escolhido atender aos requisitos de transporte de bonde urbano e tiver os recursos necessários, o processo de teste e aprovação será concluído após seis meses”, disse Vytiska no site do DPP.

A tecnologia consiste em antenas direcionais e envia mensagens curtas para os veículos. Dependendo dos parâmetros críticos definidos, o dispositivo avalia o risco de colisão do bonde e avisa o condutor. Para modelos de bonde mais antigos, este aviso pode ser fornecido por meio de um sinal sonoro e, em novos bondes, o sistema anti-colisão pode parar o bonde sem a intervenção do motorista.

O equipamento de teste será fornecido gratuitamente pela empresa americana Protran Technology.

“No futuro, gostaríamos de estender este sistema para incluir dispositivos semelhantes que são usados ​​em carros autônomos para detectar outros veículos”, disse Vytiska.

A gerenciadora de trânsito também verifica regularmente as capacidades de frenagem de todos os veículos. Os modelos mais novos, o Škoda 15T ForCity têm a potência de travagem mais eficaz. Por exemplo, a uma velocidade de 40 km/h numa pista plana com um VLT vazio, pode-se usar sistemas de frenagem a uma distância de cerca de 18 metros. Detectar perigos precocemente é um componente chave para interromper acidentes, já que 18 metros é uma grande distância em relação a como um carro pode parar.

A rede de bonde de Praga é a maior da República Tcheca, com 142,4 km de trilhos e mais de 900 veículos. O modelo mais moderno, fornecido pela Škoda, é equipado com WiFi, e representa cerca de um quarto da frota.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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