A Bombardier Transportation apresentou recentemente seu novo modelo de trem movido a bateria. O Talent 3 eletro-híbrido além de ser eficiente na baixa emissão de poluentes, apresenta um baixo consumo de energia e com baixo ruído.
“O novo trem operado por bateria é o primeiro de seu tipo a entrar em operação de passageiros na Europa em mais de 60 anos”, diz um comunicado da fabricante, que diz ainda que a nova composição é cerca de 50% mais silenciosa que os modernos trens a diesel.
De acordo com um estudo comparativo realizado pela Universidade Técnica de Dresden, o trem operado por bateria tem uma vantagem em relação aos custos totais, quando comparado com trens convencionais em um período de 30 anos.
O desenvolvimento do projeto foi subsidiado pelo governo federal alemão no âmbito de um programa de inovação para a eletromobilidade com quatro milhões de euros. São parceiros do novo modelo, a subsidiária do DB Regio, DB ZugBus Regionalverkehr Alb-Bodensee (transporte regional na região do Lago de Constança), Nahverkehrsgesellschaft Baden-Württemberg (Companhia de Transportes Regionais de Baden-Wuerttemberg) e a Nationale Organisation Wasserstoff- und Brennstoffzellentechnologie (Organização Nacional de Hidrogénio e Fuel Cell Technology) e da Universidade Técnica de Berlim.