Metrô SP

6 motivos para entender o porquê as novas estações da Linha 5 são tão aguardadas

Todo morador de São Paulo que se preze, torce para que novas linhas e estações de Metrô sejam inauguradas. E as vésperas de entrega das paradas Santa Cruz e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás da rede do Metrô de São Paulo, o Via Trolebus lista alguns pontos de melhorias importantes para o passageiro:

Possível melhora no fluxo da estação Pinheiros

Quem passa pela profunda estação Pinheiros da Linha 4-Amarela ou precisa usar a parada da Linha 9-Esmeralda da CPTM, conhece bem a lotação do local. A expectativa é que com a nova ligação da Linha 5-Lilás, com a Linha 1-Azul em Santa Cruz, torne Pinheiros menos lotada, já que uma parte considerável de passageiros que vem da zona sul, e se dirige à Paulista/Centro, poderão ir direto pelo metrô, sem ter que usar o trem da marginal.

pinheiros_caos

Acesso mais fácil da zona sul com a região da paulista e centro

A dinâmica acima, vale também para este cenário, e também vice-versa. O passageiro precisará de menos baldeação.

Possível melhora no fluxo da estação Paulista/Consolação

A famosa “marcha dos pinguins” (termo usado por um ex-diretor do Metrô) deve ficar mais amena, já que parte do fluxo que hoje utiliza do eixo Linha 5-linha 9-Linha 4- Linha 2, passará a acessar a Paulista direto pelas linhas 5 e 1.

tunel-paulista-848x444

Ligação mais ágil sobre trilhos do ABC com a zona sul

Enquanto não chega a Linha 20-Rosa, os usuários do ABC também serão beneficiados. Quem vem da Linha 2-verde (que faz conexão em Tamanduateí com a Linha 10 da CPTM), vai poder usar a Linha 5-Lilás com a integração na estação Chácara Klabin.

7500-linha10cptm-renatolobo-tamanduatei

Possível melhora na lotação da Linha 9-Esmeralda da CPTM

O passageiro que usa o trem da marginal para chegar até a rede de escritórios da Berrini, ou que faz conexão do sistema metroviário com a cidade de Osasco ou o distante bairro do Grajaú, também poderá notar mudanças, com o cenário descrito no primeiro item.

linha9

Chegar ao Parque do Ibirapuera ficará mais fácil

Passageiros de todas as regiões, agora vão poder chegar ao Parque do Ibirapuera de Metrô, na estação AACD-Servidor. Mas ir ao parque de transportes sobre trilhos significará antecipar seu execício: a estação fica a aproximadamente 1 km de distância do parque.

wpid-IMG_20180831_113246413_HDR.jpg

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus