Trens Regionais

Trem do Mirante, em Campos do Jordão, deve voltar em 2019

O chamado “Trem do Mirante” poderá a voltar a operação em abril de 2019. A Estrada de Ferro Campos do Jordão publicou um edital de concorrência para reforma da ferrovia, e o pregão deve ocorrer no dia 13 de setembro. O trecho liga Campos do Jordão a Santo Antônio do Pinhal, em um trajeto de 19 km. A expectativa é que as obras se iniciem no mês de setembro.

Serão investidos R$ 4,3 milhões em manutenção preventiva e corretiva que serão executadas na linha férrea entre os km 28 e 36, substituição de trilhos, troca de dormentes, implementação de brita sob o trilho, e serviços de drenagem para proteção da via contra chuvas.

O  bonde turístico sai da estação Emílio Ribas, fazendo percurso de 1h00 até a estação Eugênio Lefréve, em Santo Antônio do Pinhal.

Acidentes

Em 2012, um descarrilamento resultou na morte de três pessoas. O maquinista acabou sendo demitido, depois de uma sindicância feita pelo governo estadual ter apontando que o acidente foi causado por falha do profissional, que teria excedido o limite de velocidade permitido ao conduzir a automotriz em Santo Antônio do Pinhal.

efcj

Em 2017, um novo acidente ocorrido na ferrovia entre os quilômetros 27 e 28, quando o bonde descarrilhou. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus