O chamado “Trem do Mirante” poderá a voltar a operação em abril de 2019. A Estrada de Ferro Campos do Jordão publicou um edital de concorrência para reforma da ferrovia, e o pregão deve ocorrer no dia 13 de setembro. O trecho liga Campos do Jordão a Santo Antônio do Pinhal, em um trajeto de 19 km. A expectativa é que as obras se iniciem no mês de setembro.
Serão investidos R$ 4,3 milhões em manutenção preventiva e corretiva que serão executadas na linha férrea entre os km 28 e 36, substituição de trilhos, troca de dormentes, implementação de brita sob o trilho, e serviços de drenagem para proteção da via contra chuvas.
O bonde turístico sai da estação Emílio Ribas, fazendo percurso de 1h00 até a estação Eugênio Lefréve, em Santo Antônio do Pinhal.
Acidentes
Em 2012, um descarrilamento resultou na morte de três pessoas. O maquinista acabou sendo demitido, depois de uma sindicância feita pelo governo estadual ter apontando que o acidente foi causado por falha do profissional, que teria excedido o limite de velocidade permitido ao conduzir a automotriz em Santo Antônio do Pinhal.
Em 2017, um novo acidente ocorrido na ferrovia entre os quilômetros 27 e 28, quando o bonde descarrilhou. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.