Monotrilho

Tailândia inicia obras de dois monotrilhos com quase 65 km de extensão

Foi iniciada as obras de duas novas de monotrilho na cidade de Bangkok, como alternativa para redução no trânsito. As futuras linhas Rosa e Amarela estão programadas para entrarem em operação no final de 2021 ou início de 2022, de acordo com o ministro de Transportes da Tailândia, Arkhom Termpittayapaisith, após a cerimônia de inauguração dos trabalhos.

O ramal Rosa terá 34,5 km, com 30 estações, e o amarelo, 30,4 km, com 23 estações. A expectativa é que ambas as linhas possuam capacidade máxima de 28.000 passageiros por hora por sentido, com trens correndo até 80 km/h.

A capital da Tailândia vem tentado investir em linhas de transporte coletivo em massa, de acordo com seu plano diretor. Atualmente conta com quatro linhas de transporte de massa, e outras nove linhas que estão sendo expandidas ou construídas, além de três processos de licitação e outros três estão aguardando a aprovação da administração pública.

A Bombardier Transportation produz monotrilhos para duas novas linhas. Serão 42 composições de quatro carros, que devem operar sem condutor. O modelo será o Innovia Monorail 300, o mesmo usado na Linha 15-Prata de São Paulo, só que com menor capacidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus