BRT Metrô Rio

Plano Diretor de 2015 prevê 8 novos trechos de metrô no Rio

Reportagem do jornal O Globo relembra o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) de 2015 que previa grandes intervenções na área de mobilidade na região do Grande Rio em médio e longo prazo. Infelizmente, com a crise que afeta o estado, muito dificilemente veremos algo sair do papel.

O documento previa que já deveria estar em operação, desde 2016, o BRT Transbrasil, cujas obras estão paradas.

O plano mostra a possibilidade de construção de 6 novas linhas de metrô e expansão de 2 já existentes. A linha 4 chegaria ao Terminal Alvorada e a linha 2 ganharia uma estação na Praça Quinze.

A nova estação do ramal 2 conectaria com a estação Arariboia, em Niterói, por um túnel subaquático. A partir dai, seguiria pela linha 3, até Guaxindiba. Outro eixo metroviário seria criado para unir a Gávea ao Centro, passando por Jardim Botânico, Botafogo e Laranjeiras. Uma nova linha levaria passageiros da estação Uruguai, na Tijuca, à Gávea, passando por baixo do maciço da Tijuca.

Com a linha 4 chegando ao Terminal Alvorada, haveria a conexão com a futura linha 6, com destino à Ilha do Fundão, passando por Del Castilho.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios