Reportagem do jornal O Globo relembra o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) de 2015 que previa grandes intervenções na área de mobilidade na região do Grande Rio em médio e longo prazo. Infelizmente, com a crise que afeta o estado, muito dificilemente veremos algo sair do papel.
O documento previa que já deveria estar em operação, desde 2016, o BRT Transbrasil, cujas obras estão paradas.
O plano mostra a possibilidade de construção de 6 novas linhas de metrô e expansão de 2 já existentes. A linha 4 chegaria ao Terminal Alvorada e a linha 2 ganharia uma estação na Praça Quinze.
A nova estação do ramal 2 conectaria com a estação Arariboia, em Niterói, por um túnel subaquático. A partir dai, seguiria pela linha 3, até Guaxindiba. Outro eixo metroviário seria criado para unir a Gávea ao Centro, passando por Jardim Botânico, Botafogo e Laranjeiras. Uma nova linha levaria passageiros da estação Uruguai, na Tijuca, à Gávea, passando por baixo do maciço da Tijuca.
Com a linha 4 chegando ao Terminal Alvorada, haveria a conexão com a futura linha 6, com destino à Ilha do Fundão, passando por Del Castilho.