Trens Urbanos

Joanesburgo conta com trem que liga o aeroporto a velocidade de 160 km/h

O Via Trolebus esteve na África do Sul na última semana e teve a oportunidade de conhecer um trem de média velocidade que foi inaugurado em 2010 para a Copa do Mundo no país. O Gautrain, palavra que mistura ‘train’ (trem) e Gauteng (nome da província onde está Joanesburgo), pode chegar a 160 km/h e tem conexão com o aeroporto de Joanesburgo, chegando ao centro da cidade e também ligando a outras cidade próximas, como Petrória.

Há 3 linhas que operam em 80 km de extensão: Norte- Sul (Hatfield – Park Station), Oeste – Leste (Sandton – Rhodesfield) e Expresso Aeroporto (Airpot – Sandton). As tarifas variam de acordo com a distância. O bilhete deve ser validado para entrar e sair do sistema.

1200px-Gautrain...,_O_R_Tambo_Intl_Airport_South_Africa

As composições são confortáveis e modernas e há espaços para as malas. A passagem mais cara é a de quem vai ou sai do Aeroporto que custa 170 rands (aproximadamente R$ 40).

Durante os domingos, a espera entre um trem e outro chega a 30 minutos. O sistema moderno do Gautrain é o oposto dos trens urbanos da cidade, o Metrorail, que pode ser comparado a CPTM, tem trens velhos, andam com portas abertas e pessoas se segurando para não cair nos trilhos, de tanto é a lotação.

africasul

O Metrorail percorre várias cidades da região de Johanesburgo. Há também linhas do Metrorail na região de Cidade do Cabo, cidade ao sul da África do Sul.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus